1 evento ao vivo

Dicas de alimentação para o inverno: confira o que comer no frio

Não sabe o que comer no frio? Conheça as dicas de alimentação para o inverno selecionadas pelo TudoGostoso para você não ganhar aqueles quilinhos extras

18 jun 2019
18h24
  • separator
  • comentários

Não é incomum para muitas pessoas engordar alguns quilinhos no inverno. Isso pode acontecer porque nosso corpo precisa se aquecer mais e, por isso, sentimos mais fome; também temos a tendência a deixar alimentos mais leves e frios de lado, como saladas e sucos, e optar por alimentos mais quentinhos e calóricos, como as massas. Se você quer fugir desses quilos a mais, veja as

Conheça dicas de alimentação para o inverno e saiba o que comer no frio
Conheça dicas de alimentação para o inverno e saiba o que comer no frio
Foto: Shutterstock / TudoGostoso

dicas de alimentação para o inverno

 que o blog do TudoGostoso separou para você!

Dicas de alimentação para o inverno: confira o que comer no frio

A escolha dos alimentos

No inverno, o corpo gasta mais energia para manter a sua temperatura regular, um dos motivos pelo qual nós nos sentimos mais tentados a comer mais carboidratos, na tentativa de repor a energia. O consumo de massas, fondues e bebidas calóricas quentes é uma consequência do clima frio, mas a frequência do consumo precisa ser regulada para que não haja excessos. Opte por alimentos quentes ricos em nutrientes como gengibre e canela para se esquentar durante o inverno. Além de acelerarem o metabolismo, eles também influenciam na regulação do peso corporal.

Uma das consequências do inverno é a redução de atividades físicas praticadas regularmente. Para compensar essa redução de gasto de energia, faça substituições nas receitas tradicionais para torná-las mais leves. Por exemplo, fazer chocolate quente com cacau e trocar a massa da lasanha por berinjelas são boas alternativas.

Como se alimentar

Uma das maneiras de saciar a vontade de comer durante o frio é aumentar a

quantidade de refeições e diminuir as porções

. Dessa forma, o corpo terá a impressão de estar mais saciado, diferente do que acontecerá se ficar longos períodos de tempo sem comer: é provável que você coma mais do que realmente necessita.

Priorize a ingestão de frutas e legumes nessas pequenas refeições, já que o consumo deles reduz no frio. Refogar, cozinhar ou grelhá-las são ótimas alternativas para dias de temperaturas mais baixas. Para as refeições principais, sopas com pouco óleo e carnes magras são boas opções.

Hidratação

A dica mais valiosa para o inverno é

beber muita água

. Com o frio, o clima se torna mais seco, a transpiração diminui e nos vemos indo mais vezes ao banheiro, o que aumenta a eliminação de água. Caso não haja reposição suficiente, efeitos como pele, garganta, olhos e nariz ressecados não demorarão a aparecer. Contorne essa situação ingerindo ao menos 2 litros de água por dia.

TudoGostoso
  • separator
  • comentários
publicidade